quarta-feira, julho 12, 2006

Hoje é dia de Ramom

Em 12 de julho de 2004, nasceu na Casa de Saúde São José, no Humaitá, este pequeno artista de nome Ramom. Hábil na arte de pintar o sete e de fazer a vida dos avós, muito mais prazerosa e multicolorida. Conquistou a todos de maneira graciosa. Confesso publicamente que ele, soube como ninguém tingir nosso cotidiano com as cores da alegria e da felicidade. A presença do neto em nossa casa, é o resultado de imensurável satisfação. Ouvir ser chamado de Vô ou Vó, ou de Marilene ou Wilton e para qualquer outra situação; acreditem, é dar cambalhotas no ar. É ter o sorriso estampado e colados em nossas faces. Andar de mãos dadas com o neto, ou a vontade dele em andar sem dar as mãos, de sair na nossa frente em correria. De uma pequena teimosia, como constante linguagem de seu relacionamento. São vínculos criados e estabelecidos pela idade.Entendemos este processo. É um outro ser, que quer dar os primeiros passos na vida, rumo a sua longa caminhada durante a sua existência. O nascimento de meu primeiro neto, é um encontro de saberes. Um momento do passado com o presente, vislumbrando o futuro. Estar com o neto é a oportunidade de observar as transformações do cotidiano. De olharmos como testemunhas em que o momento da leitura do mundo. é anterior a escrita. Atento e curioso, percebe os sons e os significados. Passa para uma nova etapa, a condição de sujeito-falante.
Tudo é festa. Meu neto é maravilhoso. Carinhoso, encantador, travesso e dono de muitas outras coisas que compõe esse baixinho, fazem dele um ser muito especial. Gosta de livros, pede para contar. É ouvinte.
É o nosso momento, mesmo por algumas horas, de curtir ou mesmo por frações de segundos, fazer um breve retôrno a nossa infância. Das brincadeiras criadas, ou reproduzidas nestas horas, das músicas "infinitamente" tocadas e cantadas, Ramom, vivencia muito. Quando gosta da música, pede para repetir, é o momento Peça Bis ao Vovô. Achamos nosso neto muito criativo, muda a coreografia conforme a música, seja por qualquer som emitido, até um simples bater palmas. Há em seu corpo uma musicalidade, uma sonorização, uma harmonia, uma sensibilidade que está em permanente sintonia com o prazer do movimento, sua expressão corporal manifestada, está incorporada a todo momento. Está ligado ao som interno e os que são produzidos na rua. Barulho de vozes, buzinas e outros sons urbanos. Reconhece diferenças. Estimulos cerebrais importantes, são registrados.
Ramom, é ouvinte de um repertório rico e diversificado. Esta fase é o começo de produção de palavras e sonorizações. Uma percepção auditiva, captando os "barulhos" e a sua conseqüente identificação. Começou a freqüentar o maternal. Reações não muito receptivas de ficar na escola foram expostas, choro e negativas. É um processo de adaptação, ao novo mundo e ao universo da escola. O Som e o silêncio, são duas combinações importantes em seu processo de conhecimento.
O seu corpo está sempre em movimento, apresenta um gingado, que faz de nós, espectadores deste "show" particular. Muito engraçado quando reprova a música, diz que: "não", " não quer", "faz manha", etc, procede assim, no momento em que eu mudo a música que está ouvindo.
Faço de modo a observar, a sua reação, a resposta é instantânea e sempre negativa. Se interage com a música, a resposta é sempre positiva. Não poderia ser diferente, ele veio embalado por canções de ninar, do folclore infantil, algumas entonadas de modo bem desafinado. Acho que começou adquirir a linguagem musical, inseridas como parte de seu processo de aprendizagem formal e informal dianta da vida. A música o acompanhará em toda a sua trajetória, vai ser importante em seu amadurecimento afetivo e social, enfim, faz parte de seu processo cognitivo. Viva a Música!
Hoje é dia de festa, mas será comemorado no próximo sábado. O tema escolhido pelos pais foram animais em uma floresta, sob a confecção e criatividade de Tia Ângela, prima Camila, Tia Eliane, mais Avó Marilene, todas empenhadas em colaborar na realização da festa. Vai rolar a festa...
Para nós seus avós, desejamos que possa curtir bastante este momento único, pois, ele pertence a você. Que faça bom proveito. Parabéns!!!!
Ps: Um passarinho verde, andou espalhando, que no final de outubro, ou começo de novembro, Ramom, seus pais e nós, os avós receberão de braços abertos, o pequeno grande homem, de nome Ricardo, querido e desejado por todos. Sem dúvida o mais novo reforço da imensa torcida vascaína.

23 comentários:

Janaina disse...

O Ramom é lindooooooooooooo!! Mas eu vou mandar uma camisa tricolor pro Ricardo daqui uns dois anos. Daí você deixa ele escolher... hahahaha!

Anônimo disse...

Wilton que lindo texto, é repleto de muitas emoções. Que carinho gostoso você tem pelo seu neto. Que bom você compartilhar conosco este momento tão importante que é o aniversário do Ramon.
Parabéns Ramon, que os raios de sol iluminem sempre a sua vida, e que o anoitecer venha sempre com lindas estrelas mesmo que não haja lua e o céu esteja sombrio. Desejo que Deus esteja sempre do teu lado tirando todas as pedras do teu caminho.
Bjãoooo querido netinho do vovô Wilton e da vovó Marilene.

Anônimo disse...

Olá.....
Meu Deus.....que post mais lindo....mais transbordante de amor.........
Que benção ler isso.....
Avcs todos....e principalemte a ele...toda felicidade do mundo..toda benção......do mundo pra ser dele.......
Bjs....

Lia Noronha disse...

Wilton: o dia tão especial ...que nos faz desejar td de mais feliz...pra esse menino que tem a sorte de ter um avô maravilhoso..que lhe encaminhará sempre pelos bons caminhos culturais da vida!

Beijos carinhosos diretamente do meu Cotidiano.

Wilton Chaves disse...

Linda Lia, obrigado pela manifestação de carinho com Ramom. Penso em corresponder com algo que o faça trilhar caminhos brilhantes em sua trajetória. Tomara que aconteça. Beijos.

Anônimo disse...

Nossa Wilton que lindo! A mais bela declaração de amor que já li. Passei porque estava com saudades daqui, e aproveito para desejar-te um lindo final de semana. Beijos amigo!

Anônimo disse...

Emocionante Wilton!!!!!
Tô atrasada, mas é de coração que desejo um mundo de felicidades para o querido Ramon...muita saúde, paz e amor!!!!!
Lindos sonhos...granes realizações!
Bjos...muitas alegrias.

Anônimo disse...

Fiquei muito emocionada com teu post,com a atenção, cuidado e carinho com o netinho. Isso é maravilhoso!!!!

Parabéns pra ele e pra toda família q tem o imenso prazer de desfrutar a ternura do sorriso q ele tem.
Bjs e ótimo final de semana

Lia Noronha disse...

Bom fim de semana pra vc e toda a sua família.
Beijos bem carinhosos.

Jôka P. disse...

Parabéns entusiasmados e mil abraços pra vocês !!!!
:D
Jôka P.

Saramar disse...

Meu querido amigo Wilton, confesso que fiquei tão emocionada lendo esta linda declaração de amor, queme deu uma certa inveja, mas inveja boa.
Ao mesmo tempo, fico pensando no quanto Ramon é e será uma criança feliz por ter avós tão maravilhosamente perfeitos como você e Marilene.
Desejo e peço a Deus que mantenha essa luz em seu coração imenso para que possa sempre nos doa rum pouquinho dela e para que este neto tão amado e os próximos (não há algo assim, no ar?)sintam a beleza de tê-lo ao lado.
Parabéns ao Ramon e a você.
Beijos e felicidades aos quilos.

Saramar disse...

Voltei.
Esqueci de dizer que de todas as obras de arte com que você nos presenteia sempre, este retrato d pequenino é a mais bela e perfeita.
Beijo.

vivian disse...

ola, querido amigo
ando sumida
mas nao te esqueci
fique bem
e bjs

Jonas Prochownik disse...

Wilton, tudo de bom para o pequeno Ramom. Uma otima semana pra vcs. deseja o amigo Jonas.

Lia Noronha disse...

Wilton: uma excelente terça-feira pra vc e sua família meu querido amigo.
Beijos bem carinhosos.

Laura_Diz disse...

Eu te digo sempre que este teu neto foi uma benção, lembro de vc achando que o seu filho casou cedo, lembra? pois é, ele te deu uma energia vital que se não fosse por ele, não sei não... Muitas alegrias para vcs todos, que ele seja sempre abençoado. vc sabe o qto me preocupava com vc, agora até relaxei :) está ótimo, melhor que eu...
Bjs querido, mande um abraço pata todos ai, Elianne

Lena disse...

Meu querido, estava visitando os blogs amigos para cumprimentar pelo dia especial e não poderia deixar de vir aqui te dá um abraço. Feliz dia do amigo!!!

Lia Noronha disse...

Wilton: um fim de semana bem tranquilo pra vc e pra sua linda família meu amigo.
Beijo grande da amiga de sempre.

Jôka P. disse...

Dias de muito sol e alegria para vocês e Ramon !

Lia Noronha disse...

belo dia pra vc meu amigo...obrigada pela mensagem matinal carinhosa!

Jonas Prochownik disse...

Wilton, tudo de bom pra vcs. e o pequeno Ramom. Abrs. do Jonas.

Janaina disse...

Wilton, tá de férias?
Estou sentindo falta dos seus escritos.
Beijos!!

Vera F. disse...

Wilton, desculpa vir tão atrasada assim, pois sei o quanto o Ramon representa na sua vida! Parabéns para ele, para os pais, para a vovó Marilene e para esse vovô babão que é vc. Que Ramon tenha sempre muita saúde, que o restou eu sei vcs correm atrás.
Bjos amigo.