quarta-feira, novembro 23, 2005

Diante do Espelho

José Paulo Moreira da Fonseca - "Livros e Janela" Pintor e Poeta: Nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, em 1922 e faleceu na mesma cidade,aos 82 anos, em 04 de dezembro de 2004.Formado em Direito e Filosofia.Reconhecido pela critica nacional e internacional, por seu importante trabalho exposto em vários acervos. A editora Leda Miranda, publicou em 1996 pela Uapê, o livro Noturno em Vargem das Pedras.Em uma reportagem para o jornal da PUC/RJ, publicado no ano de 2000, noticia que ele foi a primeira matrícula na faculdade para o curso de Direito, na ocasião em que a PUC estava sendo fundada.Seu pai foi médico do cardeal Leme.Há muitos intelectuais que conviveram ou escreveram sobre o autor, registrando a sua importância na história da cultura brasileira e da cidade que tanto amou.Maria Clara L Bingemer, em artigo para o Jornal do Brasil, na ocasião de seu falecimento, uma bonita matéria, sobre o "Meu Amigo de Olhos Claros." Fonte de Consulta: Pitoresco, Jornal da PUC e Editora Uapê



Bom dia! Muito Obrigado aos amigos que me visitaram. Deixo este texto pendurado no varal, em exposição.

************

Sentado diante daquele espelho
Não me reconheci
Espantado
Debrucei-me diante daquela
Imagem distorcida pelo tempo
Parado
Inerte

Apalpei meu rosto
Fiquei mais perto do espelho
Andei de um lado ao outro
A minha imagem me acompanhava
Fixei meu olhar
Descobri que
Meu sorriso não aparecia
Sumia
Parecia
Refletir apenas o meu interior.
Solitário.

Esbocei um novo sorriso
Forçado, Ensaiado, Decorado
Nada adiantou.

Mudei de posição
Olhei para o outro
Lado do espelho
Nada adiantou.
Insisti
Desisti
Pois
Espelhava apenas o silêncio.

Eu olhava para mim e
Me perdia no tempo
Lembrei do momento
Cinzento
Embaçado
Dos intantes do meu presente .

Sim, apenas aquela cor
Delineava a minha imagem
A cor que pintei
O meu futuro.

O sorriso desapareceu com o tempo
Fugiu e me deixou
Só.
E
Sem nenhuma máscara.
Diante de mim
Sou apenas o que
Fui.

Nenhum comentário: