quinta-feira, dezembro 01, 2005

O Talentoso Jonas P, Um Artista do Rio

Jonas Eduardo Prochownik - Jôka P : Artista Carioca, morador de Copacabana, nascido sob o signo de Virgem, no ano de 1958. Um homem de grande sensibilidade e de enorme habilidade no manejo das cores.Este espaço sempre foi dedicado ao artista envolvido com as artes plásticas em nosso país.
Chegou o momento, de ficar em exposição neste primeiro dia de dezembro, um dos meus artistas preferidos.Como tenho vontade de querer dividir com os meus amigos, para que apreciem a arte de fazer arte deste artista, resolvi postar como abertura do mês de Dezembro, um dos seus trabalhos. Declaro, que ao escolher uma obra, das várias executadas por este talentoso artista, confesso, que foi uma tarefa muito dificil. Fiquei confuso, tal a diversidade de temas. Como sou ouvinte de rádio, optei por escolher este quadro aqui exposto.Fiquei inspirado em uma matéria na coluna "Galeria", no blog "no minimo", publicado pelo blog Avenida Copacabana , um espaço blogueiro bem badalado, com sacadas inteligentes,muito divertido e com uma paginação da melhor qualidade, tudo isto, com a assinatura do artista plástico Jôka P. O artista que ama Copacabana.
A mídia impressa, o destaca, como pode ser examinado, em matéria recente no jornal O Globo, na coluna do jornalista Gravatá, fazendo indicação de uma frase citada por Jôka e recomendando para ser visitado pelos leitores.Seu blog Avenida Copacabana, é pontuado com um bom índice de visitantes blogueiros, amigos e leitores . Há sempre o brilho do artista. Tenho acompanhado sempre em leitura, o blog; sou testemunha ocular do reconhecimento de sua qualidade artistica e intelectual. Encontro em vários comentários, sempre elogiosos, para os seus posts. Percebo as amizades surgidas durante este tempo, diga-se de passagem,que são muitas, assim, como os laços afetivos.
Após a leitura da matéria, fui fazer uma visita virtual na Galeria de Arte Prochownik , situada na Rua Visconde de Pirajá, 82, subsolo, em frente à Praça General Osório, no bairro de Ipanema. Neste espaço rola a exposição de diversos artistas.Achei muito interessante, é o caminho para você poder conhecer algumas das obras do nosso talentoso artista. Mais do artista, pode ser feito, com uma visita em seu blog. Na web, encontra diversas referências para esta galeria. Jôka, meu vizinho, está ali, ao lado, compartilhando a sua arte com outros grandes artistas, em um mesmo patamar. O edificio onde localiza esta galeria, têm uma posição de destaque no panorama da cultura, do bairro de Ipanema.Muitas coisas acontecem naquele local. Conheço o prédio, há uma pluralidade de atividades ligadas ao ambiente cultural, abriga galerias de arte, como a do meu querido vizinho, curso da Aliança Francesa, livraria, locadora. Nos anos 70, abrigou a badalada livraria Muro e no subsolo a livraria infantil Murinho. Lembro que fui em alguns lançamentos publicados pela editora Kairós, como: Arte em Revista e livros de Mário Pedrosa. Conheci o seu editor, José Castilho Marques Neto,também autor de um livro sobre Mario Pedrosa, publicado pela Fundação Perseu Abramo, posteriormente, veio a ser editor da Unesp.
Acho muito simpático este prédio. Jôka P, é um grande e talentoso artista que conheci pela internet, através de blogs. Aproveito para pedir licença ao querido autor, para colocar em exposição, uma de suas obras, desde já, meus sinceros agradecimentos. Parabéns, você merece...

Nenhum comentário: