quarta-feira, dezembro 28, 2005

Passageiros

Emygdio de Barros : Considerado por Ferreira Gular como um dos gênios da pintura brasileira. Emygdio é um artista fruto do trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II, do Museu do Inconsciente, no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. O artista nasceu em 1895, natural do Rio de Janeiro, fez curso técnico e ingresou no Arsenal da Marinha. Por destaque em seu trabalho foi designado para fazer um curso de aperfeiçoamento na França. Após a sua volta em 1924, observa-se alterações de seu comportamento, deixou de freqüentar o emprego e passou a perambular pelas ruas sem destino. Ficou internado por mais de três décadas. O trabalho do artista circula por diversas exposições. Morreu em um asilo geriátrico em 1985. (Fonte de Consulta: extraídos dados biográficos do Museu do Inconsciente)
###########################################################

Olá! Meus Amigos Leitores, antes de encerrar o ano de 2005, remexendo o baú esquecido em um dos corredores da Quitanda, resolvi deixar pendurado no varal este "achado". Foi um momento em que pude lidar com o retrovisor para: olhar, pensar e repensar a minha trajetória. Sempre faço um retrospecto, uma auto-crítica neste período, que por coincidência combina com o meu aniversário realizado recentemente e o final de ano. Daqui, não vai surgir nenhuma análise, reflexão ou balanço das atividades deste quitandeiro. Resolvi também, não fechar para balanço, deixo a porta aberta, para entrada e saída de visitantes e amigos que passam por este espaço.
A encantadora presença de Ramom e outras situações em que estive envolvido, limitaram e reduziram a minha presença, como sempre faço em visita aos blogs de amigos, vizinhos e simpatizantes.Espero em um breve período, me organizar, para então retomar a minha condição de leitor destes maravilhosos blogueiros e seus escritos. Peço desculpas para os que, ainda, não consegui arrolar os seus respectivos blogs na lista de links.Mais desculpas, ainda peço para os que, não pude responder os comentários.A minha resposta de imediato, é muito obrigado pela presença e a participação de vocês neste espaço. Espero que curtam muito, muito os festejos de final de ano.

**********************

Ao passar por ela
Recebi um olhar
E um lindo sorriso.

Presentes Cruzados
Silenciosos
Enigmáticos
Que interromperam
O meu silêncio.

Caminho ligeiro
Seguindo o caminho
Do vento.
Meu destino

Nada no bolso e no coração.

Meu olhar sob encanto acompanha
O movimento, o balançar
Do corpo moreno
De cabelos ondulados
Levando meus sonhos
Instantâneos

Somos

Passageiros ligeiros
Passos Apressados
Despedem do olhar
E dos corpos

Você em uma direção
Eu em outra.
Seguimos no anonimato
Para um encontro marcado
Nas paralelas
Passarelas
Da vida.






18 comentários:

Anônimo disse...

Querido Wilton! 2005 para mim foi um ano de muitas surpresas. As quais clalifico como sendo "boas" e "não muito boas". As "não muito boas" engavetei. Não as jogo fora ou lanço no esquecimento, pois preciso abrir a gaveta de tempos em tempos, para que possa me lembrar que elas são frutos de meus atos, e que serão elas a me fazer uma pessoa ainda melhor em 2006, na tentativa de acertar onde errei.. Mas, esta é apenas uma pequena parcela de participação. A mais importante vem dos amigos. O que pude aprender com eles e o que de melhor pude doar. Encerro 2005 mais cônscia de meu valor como amiga. De quanto posso ser importante para construir sonhos ou destruí-los; que posso ser mais real embora sendo apenas virtual; que posso alcançar pessoas ou posso afastá-las, que posso amar e permitir que me amem ou não e que o resultado vai depender do quanto fui amiga ou neguei-me ser. Deixo aqui minha amizade e admiração por sua pessoa. Se ajudei à construir, se fui real, se alcancei, se demonstrei amor, saiba que foi sincero. Se nada disso aconteceu peço perdão. Parabéns por seu aniversário e um feliz 2006 para ti e toda sua família.

Anônimo disse...

*corrigindo: onde se lê clalifico o correto é *classifico

Anônimo disse...

Amanhã eu e meu “bem querer” estaremos viajando para Brasília, presente de meus queridos irmãos, Mércia e Oliveira, onde iremos passar o Ano Novo.
Vim deixar-lhe um beijo e meu carinho fraterno, desejando que o ano de 2006 seja de muitas esperanças, de dias cada vez mais repletos de amor do Pai Celestial. Que a paz possa reinar eternamente em seu coração e que a alegria se manifeste em todos os momentos da sua vida.
Bjãooo querido Wilton e fique com Deus!!!

Anônimo disse...

Amigo Wilton conhecer esse seu espaço, seus escritos, você, foram coisas boas que aconteceram comigo neste ano que se finda...! Obrigada pelas lindas palavras expostas aqui sempre...muito me emocionaram...me fizeram sorrir, refletir e muito sonhar...!
Um Ano Novo de muita paz...muitas realizações...grandes amores...saúde pra dar e vender...esperança sempre!
Bjos...muitas alegrias

Laura_Diz disse...

ADOREI tudo aqui hoje.
Wilton que lindo poema, adorei.
E Emygdio é maravilhoso, fiquei emocionada a primeira vez que vi lá no Paço Imperial, vc viu lá?
Faz tempo...
Meu querido,vou mandar email para vc pelo ano novo.
Bjão, laura

Ivo Korytowski disse...

Bonitas as pinturas com que você abre as postagens do blog. Na arte - seja a arte literária, as artes plásticas, as artes cênicas, a música - encontramos o lenitivo para as agruras da vida. Que em 2006 seu blog continue nos brindando com a Arte.

Lia Noronha disse...

Wilton: simplesmente adoro chegar nesta Quitanda...e encontrar no varal uma poesia exposta...revelando os sentimentos adormecidos no coração generoso e expressivo deste meu amigo Quitandeiro...
Te desejo tudo de melhor neste fim de ano!!!
Beijos carinhosos diretamente do meu Cotidiano.

Anônimo disse...

É muito bom poder revivar baús e se deparar com pérolas, como a sua, aí de cima!
Abraço e feliz 2006!

Luma Rosa disse...

Feliz ano novo! Beijus

Isabel disse...

Querido Wilton,
Obrigado pelas palavras sempre simpáticas e carinhosas que deixa ficar no meu blog.
Pr'a você e todos os seus votos de um Ano de 2006 cheio de Paz, Amor e Amizade.
Ah e como dizia alguém meu conhecido, faça o favor de ser Feliz.
Um abraço!

Lia Noronha disse...

Wilton:uma última sexta-feira do ano bem tranquila pra vc!
Beijos bem coloridos nesta virada de ano!

Little Star disse...

Querido Wilton
Passei rapidamente pois não podia deixar de lhe desejar um FELIZ ANO NOVO!
Que seus sonhos se realizem e seus objetivos sejam alcançados neste novo ano que em breve se inicia.
Beijos com carinho!

Anônimo disse...

Wilton, estou passando para desejar um ano novo repleto de paz, saúde, felicidade e realizações. FELIZ ANO NOVO!!!

Vera F. disse...

Wilton, Feliz 2006 para vc e sua linda família. Desejo muita saúde, paz amor e prosperidade.
Espero que no ano novo a nossa amizade continue.

Bjos.

Anônimo disse...

Conquistas e realizações no vindouro ano. Que o novo ciclo que se incia em 2006 lhe traga muita paz e excelentes feitos. São os votos de todas As 14 Máscaras e da equipe do Jornal do Blogueiro.

Anônimo disse...

Wilton......

Que 2006 seja um ano de realizações......sucessos ...e muito amor....
Bjs....

Anônimo disse...

Olá! Vim desejar felicidades!
Tudo de bom!
Feliz 2006!
Abração.

Anônimo disse...

Feliz 2006!!!!
Bjos...muias alegrias.