segunda-feira, outubro 17, 2005

Preocupações do Papa Gaio Ignácio.

Genaro de Carvalho: Nasceu em Salvador, Bahia, no ano de 1926 e faleceu em Salvador, em 1971.Genaro, é conhecido como pioneiro da tapeçaria moderna no Brasil.Incentivado por seu pai, começou a ter contato com tintas e pincéis. Veio para o Rio de Janeiro, para estudar desenho na Sociedade Brasileira de Belas Artes, em seguida, envolveu-se com o movimento de renovação artística, passa a fazer parte do grupo de Mário Cravo, Carybé,Carlos Bastos, Rubem Valentim. Ganha bolsa do govêrno francês em 1949, participa de diversos salões de arte na capital francesa.Surge o interesse em tapeçaria mural. Sua temática, são árvore, flores e pássaros.Não há qualquer referência a temas politicos.Alguns estudiosos, identificam em sua obra, elementos da tapeçaria popular, uma relação com o folclore baiano. Fonte - MAC/USP

*****************


Olá! Deixo este texto no varal para secar ao sabor dos leitores.Meu neto esteve aqui, após uma consulta de emergência para fazer nebulização e utilizar uma medicação mais eficaz.Imagino, que a alegria de estarmos juntos, é um atenuante para a sua rápida melhora. Chegar na casa dos avós, é uma tradução de alegria e liberdade. É dançar com as músicas infantis,é reparar que gosta muito de ouvir Alecrim e outras do folclore infantil.Adora descobrir as coisas, objetos, sons. Tem uma ligação muito grande comigo, ao chegar no elevador, começa a me chamar.Nem imaginava que tal coisa poderia acontecer, do meu neto, procurar, de vir para o meu colo e a minha companhia.Se ele fica adoentado, nós como avós, repartimos este momento, com solidariedade e apoio ao casal.
*******************

Pelo corredor, bem devagar, caminhava Ararajuba, cochichando com o Papa Gaio Ignácio. Ar circunspecto, barba por fazer, de muletas; por causa de um tombo em uma partida de futebol, disputado com muita garra, na Granja Ovo Virado. O adversário, o vitorioso time Currupaco Papaco, da vizinha Pelota da Cruz de Malta, situada na periferia de Plano Alto do Centro. Pelo modesto placar de 3 a 0. O time da casa, quase não vencia, com esta sina, acabava esquecendo a iludida torcida, que um dia foi esperançosa. Ignácio, desde que viu e leu o Tio Patinhas, Mulher Maravilha, Pateta, Capitão América e a Águia Careca, começou a falar mais enrolado, que nem ele, entendia, cada vez mais, se surpreendia, extasiado.Alguns diziam que delirava com o modelo econômico da nação amiga.Resolveu começar agradando os amigos do Fundo Perdido. Ficava emplumado, de bico em pé, com as histórias que eram narradas, ao pé do ouvido, pela Dona Maritaca, na beira da cama, na hora de dormir. Viajava mais em pesadelos do que em seus sonhos, de fazer uma Granja, semelhantes, as que viu lá fora.Idéias megalomaníacas, dominaram sua mente.Vai mostrar ao mundo, com quantos paus se pode fazer uma Granja.Pegou a Vaca Aflitosa pelo rabo.De hoje em diante, não se fala mais, nesta Vaca Aflitosa, ela foi para o brejo.
Quem os visse andando, naquele corredor, percebia a irritação de Ignácio...Parecia estar de cabeça quente.Uma coruja que assobiava perto daquele morro, ao lado do pé de manacá, escutou e espalhou para a comunidade, que o Papa Gaio Ignácio, andava sondando pelo paradeiro do Bode Ludovico. A todos que perguntara, ninguém soubera responder, inclusive aos urubus que sobrevoavam o céu da Granja. Para o enviado especial e porta-voz, a resposta, era a mesma, ninguém sabe, ninguém viu.
Desde que, a Voz da Floresta, em primeira-mão, noticiou em escandalosa manchete por várias semanas seguidas; informando que uma cobra criada, viu um vulto, que à distância parecia ser o famoso Bode Ludovico, de posse de uma imensa mala preta e marrom, junto com o Macaco Malaquias. Não houve mais sossego naquelas terras, lagos e quadras. A noticia prosseguia, informando que o repórter, ao entrevistar a sua fonte, que esta lhe garantiu, de pés juntos, embora, fosse na calada da noite, o acontecido; ela estava convicta, de que se tratava do Bode Ludovico, acompanhado do famoso Malaquias. Tinha tanta certeza,quer dizer, a não ser, se ele fosse gato, pois, à noite todos os gatos são pardos.
Do outro lado da Praça Central, Sapo Gordo, como era conhecido o proprietário do clube de futebol, apreciador de charutos, se vangloriava de seu glorioso time aos quatros ventos. Em entrevista a uma rádio local, afirmava e vociferava que o clube, o seu clube, jogava sem patrocinador...e que era o único clube no mundo , que estava com tudo sob controle e ordem de pagamento para ser efetuado dentro de três meses. O que se ouvia, era intriga da oposição, que sempre insatisfeita, reclamava sem razão. Um bando de vagabundos, uma playboyzada, filhinhos de papai. Pior, é que tem a liderança de uma anta, que sempre foi dominado pela mulher, uma capivara, oriunda da baixada. E ria como uma hiena, embora, fosse sapo, ao falar da oposição.
Tião, o velho macaco, que conhece os meandros do futebol, segundo o noticiário da Bola Furada, em reportagem especial de oito páginas; dera uma entrevista bombástica, revelando os bastidores do futebol. Até hoje, se menciona a reportagem. O que se comenta, é que este dirigente, acabou fazendo da atividade esportiva, um trampolim para suas pretensões políticas, foi eleito vereador da cidade; da vizinha cidade satélite de Plano Alto do Centro.
Daí, que primeira vez, o time obteve diversos resultados positivos. Dizem os adversários que a sorte foi ter um parente de segundo grau, do primo da prima da perereca da vizinha; como árbitro das peladas. Contando com os fortes vínculos familiares, e ajuda de Nossa Senhora das Vitórias, acabou realizando um negócio em família, nada foi comprovado, apesar das ligações telefônicas e bancárias, feitas pelo pessoal especializado. Descobriu , após, longas e estafantes investigações, que os animais envolvidos, gostavam apenas de chupar laranjas da terra.
Ainda, não apareceu na região, um clube de futebol capaz de derrotar este time. A transmissão exclusiva da Rádio AM Voz da Bicharada, narrado pelo intrépido Gaguinho, premiado locutor esportivo.O dirigente estava orgulhoso, de agora em diante, não daria mais zebras.Foi-se o tempo das vacas magras.As entrevistas foram retomadas, após, o longo período de abstinência do clube.
Lambari, muito revoltado de um lado comandava a torcida organizada, de outro Trovão, comandava a torcida do clube adversário.. Todos freqüentadores habituais da praça da cidade, gangues conhecidas por sua violência, tratou de fazer um arrastão pelas ruas da cidade.Como em boca fechada não entra mosca. Os moradores, todos que assistiram as cenas, ficaram emudecidos. Ninguém ousou abrir o bico.
O pároco da igreja pintada recentemente através de donativos feitos por seus freqüentadores, teve que reduzir o número de missas, por conta das assustadoras ameaças de invasão para roubar o que os fiéis levavam para a igreja.
Lambari e Trovão, juntaram as suas forças. Um estranho recado chegou até aos ouvidos de Lambari, em um telefonema, que depois, descobriu, ter sido interceptado.Lambari, ficou muito satisfeito, parece que ia pintar dinheiro na parada. Um antigo exemplar da Voz da Floresta, jogado em um canto, anunciava a presença do Bode Ludovico, no Plano Alto do Centro. O que estaria fazendo o Bode, naquele lugar? O boato estava espalhado.

Nenhum comentário: