segunda-feira, abril 25, 2005

Foi tão bonita aquela festa, pá!

Revolução dos Cravos - 25 de abril de 1974 Posted by Hello


Aquela linda festa já passou.Trago ainda no peito, a lembrança daquele momento, onde a liberdade, alegria; uma alegria revolucionária que embalaram as mudanças reivindicadas pela imensa população portuguesa. Lembro das manifestações, embora, não estivesse presente, me fiz como se estivesse, partilhando, comungando da transformação que foi simbolizada por uma canção que tomou conta de Portugal. Cantatada por portugueses, como se fosse o hino de sua Revolução, "Grândola, Vila Morena",composta e cantada na voz de Zeca Afonso(1929/1987),ouvida no programa "Limite", da Rádio Renascença, como senha para desencadear o processo revolucionário. Ele, Zeca Afonso, foi escolhido como um dos protagonistas, pelo MFA- Movimento das Forças Armadas, que foram responsáveis pelo golpe militar que terminou o Estado Novo, um regime instaurado desde 1926. Era o desejo de liberdade negada ao povo português.No bojo deste movimento de capitães. Surge a figura de Otelo Saraiva de Carvalho, que fez parte da Junta de Salvação Nacional.O levante militar, ainda contava com a presença do general Antonio Spínola, Mário Soares, secretário-geral do Partido Socialista, veio do exilio em Paris.No primeiro momento uma convergência de forças progressistas e de esquerda estiveram presentes, depois, o desdobramento, as reformas....mudanças. Bom, isto é, papo para outro dia.Lá, o movimento frenético das multidões...Aqui, um período em que vivíamos sob a ditadura e a censura nas redações dos jornais.Obscurantismo próprio das ditaduras militares...Aqui, também havia resistências, apelamos para a nossa singular critividade para sobreviver e divulgar a nossa arte.Aquele dia para mim, foi um acontecimento.Aqui, ainda sobrevivia o aparelho de estado extremamente repressor e exercido em toda sua plenitude.Arbritariedades, apelo "democrárico" deste estado ditatorial brasileiro.Convivemos com isto e muito mais...Aqui, recebemos os asilados politicos:o ultraconservador Marcelo Caetano(1906/1980) e Américo Thomás, chefes do regime salazarista.Um deles, ainda ganhou a vaga de professor na Universidade Gama Filho.Lá, a PIDE, já dava sinais de derrocada do sistema que a sustentava.Houve fugas.Para Portugal enviaram o embaixador o general Carlos Alberto Fontoura, que era um dos responsáveis pelo SNI, órgão de informação semelhante a Policia Internacional e de Defesa do Estado(PIDE), criada em outubro de 1946.Enfim, era a policia politica do antigo regime.
A Revolução dos Cravos, promoveu para várias gerações o sentido de liberdade e dignanidade.Derrubaram o regime fascista que dominava com truculência por quase 50 anos, a vida lusitana.A liberdade para os povos subjugados pelo colonialismo português.
Hoje, Avenida da Liberdade,em Lisboa, estará repleta para as comemorações.Os cravos de abril,a Revolução dos Cravos, será o simbolo desta nova forma de vida dos portugueses.
Vou transcrever a canção que ficou marcada neste período;Mais fontes sobre o movimento, consultar:Wikipedia, enciclopédia livre, também indico o Centro de Documentação 25 de abril de Universidade de Coimbra

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade
Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Importante lembrar da canção de Chico Buarque de Holanda dedicada ao movimento de abril.Transcrevo a primeira versão de Tanto Mar, que houve a intervenção da censura, lá foi editado e gravado na integra, no ano de 1975

Tanto mar
Sei que estás em festa,pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo pra mim

Eu queria estar na festa,pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor em teu jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também que é preciso,pá
Navegar, navegar

Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

Chico Buarque, redesenha a nova letra, com as observações da mudança dos rumos da revolução... É a confirmação da inteligencia e a genialidade do nosso compositor.

Tanto Mar -
Foi bonita a festa,pá
Fiquei contente
E inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Canta a primavera,pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim

Nenhum comentário: