sábado, abril 16, 2005

SolanoTrindade: O Esquecido Poeta Negro

Olá!
Minha escolha para ser mostrado para vocês, é a poesia de um militante comunista. Ligado as questões raciais, à cultura popular, com participação em filmes. Nasceu em Recife, no bairro São José, em julho de 1908. Seus pais foram o sapateiro Manuel Abílio e Emereciana, quituteira e operária. Seu nome: Francisco Solano Trindade. Apontado por muitos, como o criador da poesia assumidamente negra. Expressou-se também como pintor. Casou três vezes e teve quatro filhos. Hoje, sua filha Raquel Trindade continua com o trabalho do pai. Um poeta com uma biografia muito rica, mostrando toda a dimensão de um ser valente e sensível aos problemas sociais e da cultura brasileira.
Uma trajetória de luta, de articulação com as questões raciais. Esteve ao lado de Haroldo Costa e Abdias Nascimento,quando criou o Comitê Democrático Afro-Brasileiro, na década de 40. Nesta mesma década, edita "Poemas de uma Vida Simples". Um observador das danças populares e o folclore. Criou em 1950, com sua esposa Margarida Trindade e junto com o folclorista Edson Carneiro, o Teatro Popular Brasileiro(TPB). Criou com Abdias, o Teatro Experimental do Negro. Dedicado e profundo conhecedor da cultura negra.
Carlos Drumond de Andrade, que no dia 02/12/1944 em carta a Solano, teceu um comentário sobre seus poemas, registrando: "Há nesses versos uma força natural e uma voz natural rica e ardente que se confunde com a voz coletiva". Uma composição musical feita por João Ricardo,"Tem gente com fome", foi gravada em 1979 por Nei Matogrosso, no LP "Seu Tipo" do poema de Solano Trindade. Só foi possivel de ser gravada, apenas neste ano, pois, sofrera censura. Inicalmente , era para ser gravado pelos Secos & Molhados.Um trecho da letra pra vocês:
"Tem gente com fome"
Trem sujo da Leopoldina
Correndo, correndo, parece dizer
Tem gente com fome, tem gente com fome
Tem gente com fome, tem gente com fome
Tem gente com fome, tem gente com fome
Tem gente com fome
Piiiiiii
Estação de Caxias
De novo a correr
De novo a dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Vigário Geral
Lucas
Cordovil
Brás de Pina
Penha Circular
Estação da Penha
Olaria
Ramos
Bonssucesso
Carlos Chagas
Triagem, Mauá....
Solano Trindade, um homem multiplo e atuante. Faz parte do elenco de A Hora e a Vez de Augusto Matraga, baseado em um conto incluido em Sagarana, livro de contos de João Guimarães Rosa, editado pela Nova Fronteira. O filme foi realizado por Roberto Santos(1928/1987)um dos nossos maiores cineastas, Considerada ocmo uma obra-prima da filmografia brasileira. No elenco, além de Solano, o músico Geraldo Vandré, atuou e compõs a trilha para o filme que para citar alguns autores como: Jofre Soares, Flávio Migliaccio, Leonardo Villar, Mauricio do Vale e muitos outros. Participa da peça Gimba, de Gianfrancesco Guarnieri. Foi também ator na primeira versão de Orfeu,de Vinicius de Moraes, em 1956. Co-Produtor do filme "Magia Verde", premiado em Cannes, no ano de 1953 sob a direção de Gran Gaspare Napolitano e Pietro Maria Bardi.
Mudou para Embú e ficou apaixonado pela cidade, teve uma efetiva participação, contribuindo para o fluxo turistico da região. Sua casa, tornou-se um núcleo artistico. Ficou conhecido como "o patriarca do Embu". Orgulhava-se de ser chamado de "Poeta Negro". Sua descendência afro está presente em sua obra e sua militancia. Mesmo com esta trajetória, ele é esquecido no panorama da poesia brasileira e na vida ao morrer em 20/02/1974 como indigente, num hospital do Rio.
Aqui deixo para vocês o que recolhi em um livro editado na primeira fase da Editora Paz e Terra, depois ela foi adquirida pelo empresário Fernando Gasparian. O Livro tem a diagramação e supervisão gráfica de Roberto Pontual. Canto Melhor: Uma Perspectiva da Poesia Brasileira, autoria de Manoel Sarmento Barata,1969
"Poema do Homem"
Desci à praia
para ver o homem do mar
e vi que o homem
é maior que o mar
Subi ao monte
para ver o homem da terra
e vi que o homem
é maior que a terra
Olhei para cima
para ver o homem do céu
e vi que homem
é maior que o céu.

Nenhum comentário: