sábado, maio 07, 2005

Nos Salões da Infância

Hoje, resolvi abrir o salão de brincadeiras.Aqui,há diversos espaços, divisões e sub-divisões para vários produtos. Este pedaço fica bem no canto de minha memória.Vesti a fantasia que aparece em momentos surpreendentes.O velho sorriso colorido de volta...Limpando um pouco a poeira que ficou impregnada por um tempo.
Minha primeira tarefa. Apanhar um balde, vassoura e detergentes para lustrar o melhor de uma fase, que eu ainda curto.Quem gosta de ler como eu .Sou um leitor. Leio tudo, até bula de remédio,mesmo que seja preciso, me socorrer de uma lente de aumento, para fazer a leitura daquelas miúdas letrinhas.
Resolvi, ligar as luzes do salão e começar a contar as coisas que o povo diz.Fiquei muito empolgado, muito mais ainda, por ter um neto...isto é, um passo na direção das coisas do passado, uma olhadela pelo retrovisor.Apenas,para resgatar por este registro, o que ainda é mantido no inconciente de uma parte, de um segmento da população de determinadas regiões do país.Abrir este espaço. é colorir um momento. È dar as mãos à infância, é ir ao encontro do sorriso do neto.Abri o velho caderno espiralado, amarelecido,com capa de plástico transparente, mas que consigo ler e transcrever para vocês.Faz parte do universo popular, amarrado em brincadeiras e advinhas.Muitas delas deletadas, consideradas ultrapassadas, face aos avanços da tecnologia, do cinema e de muitas outras coisas que estão a disposição do consumidor jovem, atual e antenado com o futuro. Passado, este tempo, aqui, se faz presente.

1) Um trem elétrico faz determinado percurso em 90 minutos.Outro faz o mesmo percurso em uma hora e meia. Qual deles faz o percurso mais rapidamente?

2) Um trem elétrico sobe a serra de Petrópolis a 140 km por hora. Um outro desce à mesma velocidde. Para que lado vai a fumaça?

3) Uma cabra está amarrada com uma corda de 2 metros e a árvore está distante 3 metros do rio. Como faz para beber água?

4) Você sabe quando é que de 19, tirando 1, fica 20?

5) Qual é a metade de 33?

6) Qual a fruta que só a primeira letra vale 50?

7) Qual é o múmero que não fica em pé?

8) A gente ajunta 1 abacaxi, 2 maçãs, 3 laranjas e 4 bananas. O que que a gente tem?

9) Uma pessoa que nasceu em Minas, viveu em São Paulo e morreu no Amazonas, o que ela é?

10) Um pato botou um ovo na beira do lago. Aonde foi parar o ovo?

Respostas:
1) Trem elétrico não tem fumaça.

2) Fazem em igual tempo.

3) A cabra bebe a água normalmente, pois não está presa à arvore.

4) Quando em algarismo romano XIX

5) 3, porque dividindo 33 ao meio dá 3.

6) Laranja

7) Sessenta

8) Uma salada

9) Defunto

10)Foi parar em lugar nenhum. Pato não bota ovo.

Nenhum comentário: