quarta-feira, junho 15, 2005

Livros & Cia


Almada Negreiros - José Sobral de Almada Negreiros - Escritor e Artista Plástico Português. Nasceu em 7/04/1893 e faleceu em 15/06/1970, no mesmo hospital em Lisboa, no mesmo quarto onde, faleceu, o seu amigo, o poeta Fernando Pessoa. Almada Negreiros foi um dos introdutores do Modernismo em Portugal e fundador da revista "Orpheu", em 1915. Posted by Hello


Na segunda-feira passada, em Lisboa, faleceu o histórico militante comunista Álvaro Cunhal, aos 91 anos. Nasceu na freguesia da Sé Nova, em Coimbra, no dia 10 de novembro de 1913. Ingressou na Faculdade de Direito, aos 17 anos.Liderou o PCP – Partido Comunista Português , foi o secretário-geral, entre 1961 e 1992. Membro do partido desde os anos 30, viveu por muitos anos na clandestinidade, foi preso e torturado por diversas vezes. Amigo de Jorge Amado e do poeta Pablo Neruda, que lhe dedica o poema “La Lâmpara Marina” Foi Ministro sem Pasta, no governo revolucionário de 25 de abril de 1974. Autor também de vasta obra e artista plástico. Utilizou por muito tempo o pseudônimo de Manuel Tiago, apenas, no ano de 1995, reconhece publicamente, como sendo o romancista. Em 1996, publica um ensaio sobre estética, que são arrolados, em quatorze capítulos e publicados, pela Editorial Caminho, uma das maiores editoras portuguesas. A Camionho, publicou grande parte da obra de outro escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago,com cerca de 28 títulos
Autores brasileiros constam em seu catálogo, como: Frei Beto, publicou Fidel e a Religião ; Edilberto Coutinho, eu não consegui identificar o titulo de Edilberto; Rodolfo Konder: A Ascensão dos Generais e Sob o Comando das Trevas. Localizei o angolano Ruy Guerra, que em 1999, lançou 20 Navios; Dias Gomes, editou uma de suas obras de excelente vendagem, que é, O Santo Inquérito; uma vista rápida em seus autores encontramos em co-edição com a UFRJ, a obra Cátedra de Jorge de Sena. Publicou muito autor nacional, como a Tia dos melhores e maiores blogueiros,que tem publicado: A Princesa e a Abóbora, com ilustrações a preto e branco de José Ribeiro, classificado como: infantil-juvenil e ficção Paulo Lins, João Ubaldo Ribeiro, Graciliano Ramos,diversas obras foram publicadas, Moacyr Scliar,José Ramos Tinhorão, Sebastião Salgado entre outros.
Lendo pela internet um dos jornais que tenho acessado constantemente, como o Portugal Digital e o Diário Digital, são esperados milhares de pessoas para acompanhar o cortejo fúnebre, a ser realizado nesta quarta-feira, 15 de junho.
Na BBC Brasil, há noticia sobre a escritora brasileira Nélida Piñon, que foi a primeira escritora em língua portuguesa, a ganhar o Prêmio Príncipe Astúrias de Letras. Superou os grandes nomes da literatura mundial como: o escritor Premio Nobel, o alemão Günter Grass, o peruano Mário Vargas Llosa, ganhador de diversos prêmios, como em 1995, na Espanha, ao receber das mãos do Rei Juan Carlos, o Miguel de Cervantes, importante premiação das letras espanholas, Arthur Miller, dramaturgo falecido em fevereiro de 2005, aos 89 anos; autor de uma peça bem conhecida como:A Morte de um Caixeiro Viajante. O autor casou em 1956 com a atriz Marilyn Monroe,uma outra competidora, foi Susan Sontag, norte-americana, escritora, ensaísta, ativista que se revelou como bissexual em 1995 para uma revista em Nova York, faleceu, em 28 de dezembro de 2004.
O quitandeiro, aplaude, com entusiamo, uma das melhores escritoras de nossa terra, a ocupante da cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras, acadêmica Nélida Piñon, pela premiação, tenho na fila dois livros dela para ler: em nova edição pela Record, o calhamaço A República dos Sonhos e uma edição antiga da Francisco Alves, A Casa da Paixão .

Nenhum comentário: