sábado, julho 02, 2005

Escritos de Sábado


Waldemar Cordeiro - Pintor / Paisagista / Designer / Critico de Arte - Nasce em Roma, no ano de 1925. Forma o grupo Ruptura em São Paulo. Participa do Movimento Concretista com os irmãos Campos e Décio Pignatari - Participa de várias exposições internacionais, Obras expostas em Bienais.Falece em São Paulo, em 1973 Posted by Picasa


Dei uma pequena caminhada, fui à banca de revista.Comprei dois jornais, O Globo, para uma leitura, principalmente, no Caderno Prosa e Verso, que trata e dá destaque ao evento que será realizado na cidade de Paraty, ao sul do litoral do Rio de Janeiro. Um evento literário, que rola na próxima semana, entre os dias 6 e 10 de julho. Não tive oportunidade de comparecer a nenhuma destas três edições da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).Uma grande movimentação de escritores e público.A idealizadora, é a editora inglesa Liz Calder, conhecida, como a Dama da Literatura. Liz, foi também, quem lançou Harry Porter. Morou em vários países, dentre eles, o nosso e no período de maior obscuridade; os anos de trevas, produzido pela ditadura militar. Criou em sociedade a Bloomsbury (situada em bairro londrino homônimo, que começou a publicar em 1985. Hoje o seu catálogo possui mais de 200 títulos. Interessante, que ela, editou autores brasileiros, por exemplo: Milton Hatoum "Dois Irmãos"; Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba; Caetano Veloso, "Verdade Tropical"; Chico Buarque, foram editados vários; Budapeste,Estorvo,Benjamim; Inferno, Matador, Elogio da Mentira, de Patricia Melo. Liz Calder, aponta autores como Paulo Coelho e Jorge Amado, como os mais famosos.Paraty, um local mágico, apresentado por Amyr Klinck, fascinou Liz. É proprietária de um sítio na cidade.A escritora homenageada este ano na festa, será a Clarice Lispector, que neste ano completaria 85 anos. Seu nascimento é em 10/12/1920 e faleceria no dia 09/12/1977, um dia antes de completar 57 anos, vitima de um adenocarcinoma, um caso de neoplasia. Neste ano, é publicado por José Olympio. A Hora da Estrela. o último livro de Clarice. O livro baseado em obra homônima de Clarice, virou filme, na interpretação de Macabéa, coube a atriz Marcela Cartaxo; recebedora do Urso de Prata, no Festival de Berlim. Uma vez, conversando com José Drummond, o ator, lembrava, que a atriz premiada, era muito injustiçada, não era reconhecida, estava excluída. Coisas do nosso país...
O outro jornal, foi O Dia, um diário que tem uma boa cobertura regional na cidade do Rio de Janeiro. A noticia, que me levou a comprar, foi por saber, através do noticiário televisivo, que um professor de Geografia, agredira um adolescente em uma escola municipal localizada em uma favela do subúrbio. O mestre em atitude insana, partiu para cima do jovem, dando tapas e pegando o material escolar, amassando e jogando no lixo. O que detonou a fúria do ensadecido, foi por uma batida dada na porta, feito por uma menina. Ele deve ter mirado em um outro aluno e despejou sua fúria no jovem.Que foi um erro, não fora o jovem, que calado e estarrecido, foi surpreendido com o ataque de fúria. Foi dado queixa na delegacia por parte da mãe do menor e o mestre vai responder inquérito na delegacia e no órgão competente da prefeitura.
Comento isto, devido ao referido professor, estar lotado na escola, em que Marilene, minha companheira, é a diretora. O que aconteceu com este garoto, é o resultado do comportamento violento, desrespeitoso, ensandecido com que exerce a docência. Ataques deste tipo, ele executa na escola, recentemente, deu um tapa em uma adolescente.
Provoca e desrespeita o colega. É um homem de comportamento histérico, não cumpridor do horário. De difícil trato. Completamente equivocado, fora dos princípios da ética profissional, optou de um modo ou de outro, revestir seu papel de educador, através de uma postura autoritária e violenta.
O comportamento dos jovens, não tem sido fácil, subvertem valores, afrontam autoridades, não acatam decisões em sala de aula. Envergonham pais e professores, mas nada justifica, que este, que se acha professor, conduzir o seu relacionamento do dia-a-dia com a prática da violência, seu exercicio pedagógico no trato de sua clientela. Sei, que alunos e professores, estão em campos opostos. Penso que neste palco, não há espaço para atores, que representam muito mal o seu papel. Nota Zero, com advertência e punição severa, para que ele, em nenhum outro momento de sua carreira. Imagine, se defrontar com jovens e achar que o aprendizado é a base da porrada.Teremos um ringue e não uma escola.Um verdadeiro conflito de classes.

Nenhum comentário: