quarta-feira, julho 13, 2005

O Vento


Ione Saldanha - "Casario",Óleo s/ tela, 1951- Gaúcha de Alegrete,no Rio Grande do Sul,nascida em 1919. Pintora,Desenhista e Escultora.Mora em Paris e Florença, no incio dos anos 50.Aprende técnicas de afresco na Academia Julian. Ao olhar em uma revista viu a reprodução de uma pintura de Matisse, este momento, foi o inicio de duas decisões: a de se tornar pintora e mudar para o Rio de Janeiro.Nos anos 40, torna-se aluna de Pedro Correia de Araújo para o aprendizado da pintura.Em 1968, ganha o Prêmio Jornal do Brasil, ao participar da exposição na Galeria Bonino, em Copacabana; aproveitou para conhecer os Estados Unidos.O caminho da fama e do reconhecimento se solidifica.Trabalha com ripas e bambus coloridos.Participa de diversas premiações, em mostras individuais em salões e galerias.Elogiada pela crítica, como as de Roberto Pontual, Walmir Ayala, Mário Pedrosa, Aracy Amaral. Há diversos livros. abordando a obra desta fantástica artista.Dava cursos no Museu de Arte Moderna. Falece no Rio de Janeiro, em 2001. Posted by Picasa

Entrei pela Quitanda adentro, para buscar escondido na gaveta, bem na parte inferior, folhas de papel, em que eu pudesse escrever.Agora pronto, coloco neste varal, um dos espaços, para exposição de meus escritos.


O sol ilumina o meu corpo
O vento chega e leva minha
Poesia para bem longe.
Distante
Onde nem meus olhos
Enxergam.
Apenas o coração
Sonorizados pelas emoções
Ao encontrar com o seu.
Pego carona no vento
Deixo de ficar ao relento
Escrevo por linhas tortas
O meu tormento.
Ancorado no porto
Embarco nas ondas
Que o destino parecia
Querer me levar.
Cedo os medos
Desato os atos
Comedidos
Cerimoniosos
Escondidos em meu peito.
Você, distraída passou
Por mim
Fantasiada
Brincando com os
Meus sentimentos.

Nenhum comentário: