domingo, julho 17, 2005

No Mundo da Lua


Roberto Burle Marx -"Jardim Suspenso do Ministério da Educação e Saúde", guache, 1937 - atual Palácio Gustavo Capanema.Um artista polivalente.Referência obrigatória, para se entender a história do paisagismo no Brasil. Tarsila do Amaral, identificava um dos nossos maiores paisagista, como o "poeta dos jardins".Nasceu em São Paulo, no ano de 1909.Vem para o Rio de Janeiro,em 1913, ainda menino.Com 19 anos viaja para a Alemanha, no final dos anos 20.Ao conhecer o Jardim Botânico de Berlim-Dahlen,situado em um bairro de Berlim, manifesta o interesse em começar a cultivar plantas e classificar em um jardim de sua casa. Esta casa comprada com o seu irmão em 1949, na verdade um sítio com 365 000 m2,com mais de 3500 espécies de plantas, em Pedra de Guaratiba, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.Participa de vários projetos, como: em Brasilia, no Rio de Janeiro(Aterro - Parque -do Flamengo), os jardins no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte.Trabalha também com o poeta e arquiteto Joaquim Cardoso e Rodrigo de Mello Franco.Realiza projetos de jardins para as casas de Roberto Marinho e Castro Maia entre outros. Em 1985, dou o sitio para ser incorporado ao acervo do IPHAN.Na Alemanha, aperfeiçoa o desenho.Seu primeiro trabalho como paisagista, é feito por um convite de seu amigo o arquiteto Lúcio Costa nos anos 30.Burle Marx, neste período torna-se adepto da escola alemã Bauhaus, com a postura de um estilo humanista e integrador de todas as artes. Em nosso país, há um grupo de jovens arquitetos, entre eles Oscar Niemayer e o seu amigo Lúcio Costa, que são influenciados pelo francês Le Corbusier. Na moderna arquitetura brasileira, há estreitas ligações entre os três.Burle Marx, é um artista plural, é pintor,ceramista, arquiteto, paisagista, designer, artista plástico, tapeceiro e nas horas vagas gostava de cantar música lírica para seus amigos.No Rio, formou-se na Escola Nacional de Belas Artes. Faleceu no Rio, em 4 de junho de 1994, aos 84 anos. Olhar para o Brasil, certamente, encontrará traços da obra do magistral artista; ela, está incorporada no nosso cotidiano. Posted by Picasa

Desejo inicialmente, um ótimo fim de domingo, para todos os meus amigos blogueiros e leitores visitantes. Apareci bem rápido para colocar o texto no varal da poesia.Dia de jogo, vou rápido para sentar em uma das arquibancadas deste espaço plural.

Ando no Mundo da Lua
E fico
Mudo.
Do outro lado da rua,
Distraído nas fases minguantes
Delirantes das imagens
de seu corpo iluminado
desnudo.

Pintei você.
Em meu quarto brilhante.
Deitada em meus sonhos
Adormecidos.
Refletida pelo meu olhar.
Despi assim, seu desejo
O nosso desejo
de cores lunares artificiais
de um sonho crescente.

Lua pactua o luar
Nas ondas do mar
aberto.

Leva a suave brisa e
Carrega os meus versos
Diversos com as rimas de
Meu coração
Lunático
Fanático.
pela Musa.
Que me envolve de tesão.

Saio da órbita
Passeio na constelação
Das estrelas, passarelas
Estendidas nos encontros.

Exploro
O universo estelar
de seu corpo.
Dos versos esculpidos
Pelo tempo e o
vento.

Fotografado pela sonda
Dos olhares silenciosos
Nos dias solares
Busco no passado
Atado as rotações
do meu presente.


Revelações que
Apenas você
Continua ausente.
Na curva do Vento
Quem sabe?
O meu alento.

Que Alisa
Protagoniza e
Agoniza
Nas profundezas
De algumas de minhas
Incertezas.

De meu navegante ser.
Olho ainda pra você
Divindade
Distante
Mutante
Dançante
Habitante
Dos espaços lunares
Lua sorridente
Lua Mágica
Lua de Mel
Lua cheia
Que Flutua em minha janela
Pintada e bordada nas aquarelas
celestiais.
Surge sempre
Esta mulher que meus
Olhos insistem
ainda em ver.

Nenhum comentário: