sexta-feira, julho 08, 2005

Solidão


Yolanda Lederer Mohalyi - Pintora/Desenhista Nasceu na Hungria (1909/1978) - "Natureza Morta" (Aquarela) - Participou da Real Academia de Belas Artes de Budapeste - Migra para o Brasil, em 1931, para morar em São Paulo.Ensina pintura e desenho para Maria Bonomi (1931) e Giselda Leirner (1928).Freqüenta o ateliê de Lasar Segall (1891/1957) Na década de 30, integra o grupo 7, ao lado de grandes nomes da pintura, como: Victor Brecheret (1894/1955).Nos anos 50,participa executando mosaicos e murais para igrejas.Passa para uma fase de xilogravura.Cria os vitrais para a FAAP e leciona desenho e artes plasticas.No final da carreira, tematiza o humano e o social em sua fase abstracionista. Realiza inúmeras exposições na Bienal de São Paulo. Recebe premiações no exterior. Posted by Picasa

Hoje, resolvi colocar no varal um texto mais antigo.Dei uma soprada na poeira, para deixar pendurado, ao sabor do vento e aos olhos dos meus queridos leitores e amigos.

Retoquei sua maquiagem
Desenhada em meu coração,
Agora sorridente.
Nos movimentos
Acelerados e camuflados de minha
Ilusão.
Despi em silêncio meu corpo.
Uma dor passou por mim.
Olhei para o quarto da lua embranquecida.
Estrelas cambaleantes pintavam o céu cinzento
Entrelaçadas aos meus desejos contorcidos
Olhei para os contornos da esperança de um encontro marcado.
Aparecia apenas um brilho tênue de
Doidivanas imagens que dançavam ao meu redor.
Abracei o vento que corria ligeiro pelas
Frestas molhadas daquelas janelas.
Lambuzadas pelo tempo amarelecido,
Desbotado
Envelhecido
Presentes em meus sonhos de valsa
Embrulhados no velho travesseiro.
Fechei os olhos, que nem estava abertos.
Dormi, sonhando o sonho sonhado
De minha eterna companhia.
A solidão.
Ela!
Sim! veio dialogar,
Silenciosa
em voz alta.

Nenhum comentário: