quinta-feira, agosto 11, 2005

Autores e Neto


Jairo Arcoverde - "Paisagem", Acrílica s/ Tela, 2001. Artista Plástico e Ceramista - Jairo Jordão Arcoverde, nasceu em Canhotinho, Pernambuco, no dia 29/03/1940. Residente em Olinda.Participa de diversas exposições em seu estado.Considero também como um nome muito importante no panorama das artes pernambucanas.Tela em exposição no salu.cezar.org.br. Na revista Época, edição nº 183, em reportagem com o artista plástico pernambucano, ele se declara como usuário de maconha, junto com o seu genro, o cantor pernambucano Otto. Posted by Picasa

Uma pena que o Caderno Verso e Prosa, do Jornal O Globo, tenha dispensado, alegando motivos financeiros, dois grandes escritores-colunistas, que por muitos anos abrilhantaram com seus comentários o panorama da literatura brasileira. Um deles, eu conheci pessoalmente, que é o ensaísta mineiro, escritor, poeta, professor Affonso Romano de Sant`Anna, importante nome na produção literária do nosso país.Este também, é um dos autores, que cumprimentam ao passar por você. Sua esposa, a escritora Marina Colassanti, também, é muito simpática, mas era com o mestre que eu sempre encontrava. O outro escritor afastado, foi o crítico literário curitibano Wilson Martins.Importante matéria, abordando o assunto pode ser lido no último Observatório da Imprensa, conduzido por Alberto Dines. Affonso escrevia no Globo, há mais de 17 anos e o critico Wilson Martins, por mais de 10 anos.Na matéria seguinte no mesmo OI, somos informados que os dois criticos, receberam convites do Jornal do Brasil. O mesmo jornal em que os dois colaboraram tempos atrás.
No dia de ontem, 10 de agosto e no ano de 1995, morria um dos maiores cientistas sociais de nosso país.Eu particularmente admirava muito a obra deste singular pensador.Quando estudante eu possuía diversos títulos em livros e artigos de revista. Um homem que teve uma trajetória academica e parlamentar, com atuação partidária pelo PT. Há neste OI, uma matéria que trata do sociólogo Florestan Fernandes, por Marcos Marques de Oliveira, jornalista e cientista social, com livro editado pela Autores Associados, uma editora de Campinas. Esta editora teve uma passagem pela Cortez & Morais, que encerrou as atividades, após a separação dos sócios; onde cada um, formou a sua editora.E o conselho editorial da antiga editora, criou uma nova casa publicadora, com o nome Editora Autores Associados, fazendo uma parceria por algum tempo com a Cortez.Um dos nomes deste conselho, é: Dermeval Saviani, Walter E Garcia e outros educadores, que prestam uma homenagem a um dos membros do conselho, o professor Casemiro dos Reis Filho. Hoje, registro minha homenagem ao meu filho Raoni, por ser o dia do Advogado, o garotão, pai do meu querido principe e professor que emprega recursos dos mais sofisticados e atuais em assuntos de digitação; segundo fui informado, terei aula extraordinária no domingo.Tenho que me preparar para quando o rapaz chegar.
É muito interessante, a relação que foi estabelecida com o meu neto. Como um ser pequenino, interagiu comigo, de modo singular. Criou-se vínculos que não sei explicar, se percebe que há uma manifestação de querer ficar com o avô, de procurar o avô. Acho isto muito legal ter acontecido, foi comigo e não com outra pessoa, com a avó ou qualquer outro parente, não foi criada esta empatia. Chega a chorar ao se despedir, ao ser transferido de meu colo para o da mãe ou do pai. Quando esta relação surge, quando alguém fala é mais fácil, tentar compreender esta interação, e quando não fala, como é o caso do neto. Não sei se a barba, exerce algum fascinio nele, ou as brincadeiras que crio, o deixam envolvido. Gosta de imitar o que eu faço, se eu bato em alguma coisa, ele, tende a repetir e complementar com um sorriso de felicidade pelo intento alcançado.Muito maroto, não para quieto um instante. Sempre encontra algo para tocar e descobrir. Acho natural, o mundo está sendo apresentado a ele, da maneira que ele entende, claro, que há perigos e a vigilância tem de ser redobrada. Todo cuidado é pouco. O olhar para o neto, penso ser diferente, para com o filho. Neto, é outro papo.As interdições são em menor escala.
Tenho uma certeza, que foi com o nascimento de meu neto, que me deu uma enorme motivação para voltar a escrever e criar este blog. Foi o gatilho que desencadeou alterações que se manifestam agora. Também ampliou a minha capacidade de amar o futuro personificado na sua presença hoje em nossas vidas. Marilene também é responsável por esta motivação, criando estimulos que favoreceram o meu retorno diante desta minha nova realidade.

Nenhum comentário: