terça-feira, agosto 09, 2005

Os Passos


Flávio Schoelles - "Familia" - in Casa das Artes. - Artista Plástico, nasceu em 1950, na cidade de Morro Reuter, Rio Grande do Sul, descendente de emigrantes alemãs. Licenciado em Artes Plásticas pela PUC/Campinas e na UFRGS no inicio da década de 70. Em 1977, na cidade de Novo Hamburgo, funda e idealiza o Movimento de Arte Casa Velha, com proposta de radicar o artista em sua terra. Cria o monumento ao Sapateiro em Novo Hamburgo. Participa de várias exposições no sul do país, bem como, na Alemanha.Participa do movimente liderado por Scliar em 1988, na Galeria André. Publica livros, entre eles: O Apito Misterioso, em parceria com Tânia M. Baccin, pela editora Sinodal, Seu nome é uma referência para se compreender a história das artes plásticas no Rio Grande do Sul. A obra do artista tem como norte, as palavras de Tolstói: "Queres ser universal, fala de tua aldeia".Sua arte tem aplicações do Cubismo e alguns aspectos do Expressionismo. Posted by Picasa

Sábado foi o dia de pegar alguns dvds para assistir.Pegamos 4 títulos, divididos em 2 para assistir no domingo, que foram: Amores Parisienses, de Alain Resnais, um musical francês, que achei muito chato. A seguir, assisti Desde que Otar partiu, sob a direção de Julie Bertuccelli. Um bonito filme que aborda a questão familiar na Georgia pós-soviética e tendo uma protagonista, uma atriz que iniciou a carreira aos 85 anos. O ponto de partida do filme, é saída de um jovem médico de sua cidade para trabalhar em Paris.Filme que foi selecionado para ser exibido na Mostra BR de Cinema de São Paulo, mas não compareceu.O filme é produzido em 2003. Os filmes de segunda-feira, foram: Casa de Areia e Névoa, dirigido por Vadim Perelman, recebeu 3 indicações para o Oscar. Com os atores Jennifer Connelly e Ben Kingsley. Filme baseado no livro homônimo de André Dubus III. Destaco a atuação da atriz iraniana Shohreh Aghdashloo.Gostei deste filme.Também pode ser classificado como suspense, embora, sua indicação de gênero, seja: drama. O último filme era: Má Educação, de Pedro Almodóvar, com Gael Garcia Bernal, Fele Martinez, Leonor Watling (Fale com Ela) e outros atores. Lançado na Espanha em 2004.Um filme que recebeu diversas indicações em vários festivais.Um filme como a maioria dos dirigidos por Almodóvar, a temática gay e religiosa, são bem tratados pelo diretor. Há cenas de felação, coito anal e pedofilia.Acho que vale a pena assistir.
Ontem ao visitar à Feira do Livro na Praça Serzedelo Correia, encontrei em uma barraca de saldo, o Livro Aberto, de Fernando Sabino, por 10 reais. Um calhamaço de 656 páginas, editado pela Record, no ano de 2001.Parece ser o seu último livro, que trata-se de uma coletânea de crônicas que cobre um período de 1939 e 1999. Sabino também foi editor, criou junto com Rubem Braga e Walter Acosta, a editora do Autor. Anos mais tarde, rompe com a editora do Autor e cria com Rubem Braga, a editora Sabiá. Conheci o autor, uma pessoa muito agradável, simpático, educado. Não era destes autores que fingem que não vê. Passa por você na rua ou outro espaço e cumprimenta. Conheci muito autores, tem um, que é muito badalado, imagino tímido; possui uma coluna dominical em um jornal de grande circulação, que não cumprimentava ninguém, circulava pela livraria para saber se o livro dele estava exposto. Entrava calado e saía mudo.Tinha impressão que ele estava sempre alcoolizado. Passei hoje, para deixar pendurado no varal.


Os passos dados, foram em sua direção.
Atrapalhado.
Escorreguei na emoção de meus sentimentos
E nas lembranças do meu presente
Mais do que ausente,
Pois, tinha partido levando os meus sonhos
Alados
Conturbados.

Albergados nas ilusões
Surgidas e espremidas
Nas horas de sonos noctívagos.
Aproveitei
Fitei os seus olhos
Segurei suas mãos
Abracei você.

Meu corpo de encontro ao seu
Falava apenas a língua do desejo
Travesso
Nossos lábios trocaram de
Posição...

Nenhum comentário: