terça-feira, agosto 16, 2005

Olhando a Vida


Tomás Santa Rosa - Nasceu em João Pessoa, na Paraíba, em 1909 e falece em Nova Déli, India, em 1956.Muda para o Rio de Janeiro em 1932, no ano seguinte funda o grupo teatral Os Comediantes.Começou trabalhando como auxiliar de Portinari.Foi cenógrafo premiado,pela Associação Brasileira dos Criticos de Arte pelos cenários das pelas: Vestido de Noiva, A Morte do Caixeiro Viajante e Senhora dos Afogados. Capista e ilustrador de livros da Editora José Olimpio. Professor da Escola Nacional de Belas Artes.Foi jornalista, critico de arte do Diário de Notícias e escritor. Na biografia elaborada pelo CPDOC/FGV, indica que ele foi diretor do Departamento de Teatro.Há diversas obras a seu respeito.Após a sua morte, houve várias exposições de sua obra. Posted by Picasa

O tempo hoje, me pareceu mais curto. Andei arrumando as coisas que insisto em deixar fora do lugar.Quando percebo, o caos, dominou o meu espaço. E as horas tinham passado e arrumação que era bom, nada. O que aconteceu, foi que, tirei de um lugar e coloquei em outro, de modo que, mudei para ficar tudo igual. Na verdade, primeiro, preciso me organizar, para então, organizar os objetos. Enquanto isto, deixo pendurado no varal, este texto.

Andava distraído
Com a menina dos meus olhos
Olhando a vida
Passando toda uma noite
Abraçado em minhas memórias
Encardidas
Tecendo os fios
Colorindo sonhos
E tingindo as sombras desenhadas
Nas paredes de meu coração.

Enquanto recortava
Imagens de seu corpo
Aproveitei e dividi o seu silêncio
Comigo.

Despido dos pudores
Sem as dores.
Dos beijos trocados
Os seios tocados
Os corpos cruzados
Afloravam os nossos desejos roucos
E adormecidos
Na cama daquele quarto.

Penso em você
Companheira de minhas
Lembranças afagadas
Costuradas e remendadas
Pelo tempo.

As velhas esperanças que ainda estão
Guardadas em meu refúgio
Eterno e silencioso
Escondo palavras
E sentimentos.

Espectros do meu penar
Refletem no espelho
De minha solidão.
Devassa

Recordações dos
Momentos em que eu
Observava a vida.
Quieto e feliz.

Nenhum comentário: