segunda-feira, agosto 15, 2005

Papo de Segunda


Waldomiro de Deus - "A Lingua Maligna", 1981.O artista possui um página na internet. Nascido em Itagibá, no sertão da Bahia, em 1944.Um pintor extremamente criativo.Sua obra esteve presente em várias galerias no exterior. É destaque em nosso país e referência na pintura naif. Uma de suas caracteristicas pode ser considerada o tom ironico, sarcástico dos fatos cotidianos em sua tela.Alguns criticos, o identificam com a chamada arte ingênua. Um provocador com certeza, criou santos modernos, imagens de Nossa Senhora de mini-saia, Jesus gay. Nos anos 60, sua presença foi bem destacada na Paulicéia. Participou de uma entrevista no programa de Hebe Camargo na década de 60. Esteve em exposição em Paris, com a presença de Salvador Dali, Umberto Eco, a atriz Brigitte Bardot, que mostrou-se interessada pelo seu trabalho e adquiriu uma pintura, intitulada"Enterro no Ceará".O artista esteve uma vida bastante sofrida, perambulava pelo sertão baiano, o norte de Minas e posteriormente para S�o Paulo, chegou a vender seu trabalho no Viaduto do Chá.Teve sérios problemas com a organização reacionária TFP (Tradição, Familia e Propriedade), que o sequestrou, sob a orientação de um grupo de rapazes armados, para abandoná-lo despido. Andava de minissaia pela rua Augusta, no período dos hippies.Viveu no exterior, em kibutz e no convento de freiras na França. Sua primeira exposição individual foi em 1966, na FAAP. A Editora Unesp, publicou um título sobre a obra deste talentoso artista, que se chama: Os Pincéis de Deus: vida e obra do pintor naï Waldomiro de Deus, de autoria de Oscar D`Ambros. Este critico, nos ajuda a entender a arte naïf, que se define como: " a arte primitiva, tipicamente brasileira e está fortemente vinculada à arte popular nacional". Para maiores esclarecimentos, observe artigo em artcanal na web. Posted by Picasa



Ontem, eu pretendia abrir este espaço da Quitanda pela manhã, por pouco tempo, uma vez que, teria que dividir as tarefas domésticas com a minha companheira Marilene. Ela fazia umas coisas, no âmbito culinário, eu cuidava da limpeza da casa e lavava pratos e talheres para o almoço de domingo. Minha sogra que mora conosco, gosta de ir à feira e foi pra lá , comprar frutas e verduras. É um hábito antigo dela. Ao chegar da feira, retiramos as mercadorias e conversávamos. A sogra, depois, dirigiu-se ao banheiro, no entanto, Marilene, estranhou a demora e a chamou, insistentemente, mas, não gerou nenhum retorno, percebemos, que algo de estranho havia acontecido. Porta do banheiro trancada, produziu um desespero para Marilene. Como levo o sobrenome de Chaves, alguma intimidade, eu poderia ter com fechadura, foi quando surgiu a idéia de apanhar uma chave-de-fenda e foi com ela, esta pequena ferramenta, que me possibilitou abrir a porta.
Ao entrarmos, deparamos com minha sogra, sentada e com a cabeça inclinada sobre o corpo, totalmente desfalecida. Teve um sincope e não era a primeira vez. O chato que ela é muito refratária com a sua saúde . Nisto, toca à campainha, era o meu filho, o neto e a nora.
Vieram para o almoço e o neto veio para os ensinamentos de modernas técnicas de digitação acelerada nos teclados. Trouxeram um velocípede para que andasse na Avenida Atlântica, creio que com a minha participação e da Vó Marilene . Bom, a parte doméstica estava sob controle, à sogra com chá e um remédio, recuperou-se.
Eis que, em poucos minutos após a chegada do filho e a melhora da sogra; Marilene começa a sentir fortes dores no peito. Pronto! O dia dos pais estava começando, tivemos que levá-la para a emergência . Foi diagnosticado como angina e ficou por mais de 6 horas em observação. Apenas à noite, foi quando recebeu alta, viemos para casa... Eu fiquei a maioria das vezes com o neto no colo, de um lado para o outro. Um dia complicado, com certeza. Ontem não houve aulas com o meu neto, mas apenas a lição que ficou para todos, que com saúde não se brinca. Muito mais, quando não se apaga um cigarro. Marilene, hoje, tentará marcar uma consulta com o cardiologista. Há um detalhe importante nesta situação, minha companheira, é uma fumante contumaz.Ela parece dizer sempre a expressão do escritor Mark Twain: “Deixar o tabaco é a coisa mais fácil do mundo. Eu até já o fiz mais de cem vezes”.
Agradeço muito sensibilizado aos amigos que postaram mensagens pelo dia dos pais, assim, aos que enviaram mensagens por e-mail, o meu Muito Obrigado, valeu!

Nenhum comentário: