quarta-feira, setembro 07, 2005

Mariana


Teresa Viana - Pintura exposta no Paço das Artes.Achei muito interessante sua obra.. Junto com Mauro Espíndola montaram uma bonita exposição nas galerias do Espaço Sérgio Porto, local situado no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro, em que abriga a produção experimental da cidade.Teresa Viana, é carioca radicada em São Paulo.Teresa, doutora em artes plásticas, ministra oficinas no MUBE - Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo.Teresa Viana, é bem atuante, está sempre em exposição.Teresa vive e trabalha em São Paulo. Posted by Picasa

O texto exposto neste varal, faz parte de um projeto que elaborei, a partir do nascimento de meu neto.Como pode sofrer modificações, apresento incialmente esta primeira fase.É a que parece ser, o fio condutor para que eu possa explorar o tema. Os passos dados,são neste sentido.

No diário de Mariana, estava registrado que no dia 14 de setembro de 2000, quinta-feira, tinha mudado para a casa que os pais compraram, próximo ao Sitio Luar de Prata. Estava afixado, logo na entrada, em uma placa, o nome do sítio. Um lugar que parecia estar abandonado, sem uma viva alma. Adorou muito fazer esta mudança.Telefonou e contou para amigas e amigos, que tinha mudado. Mandou um e-mail para alguém especial, que estava ausente naquele momento, contando sobre esta novidade e muitas outras...
Comprou antes da mudança para a nova casa, o livro que a professora Margarida tinha indicado para a leitura. Aproveitou na visita que fez à livraria para comprar mais um livro de Monteiro Lobato, um de Ruth Rocha e outro de Ana Maria Machado.
Na noite de quinta para sexta-feira, estava muito exausta, cansada da mudança, mal conseguiu levantar, ainda com pouca ou muita preguiça, abriu primeiro um olho e depois o outro. Ao escutar um barulho próximo à janela. Ficou assustada. Esfregou o nariz, espichou as pernas, calçando, depois, as sandálias. Correu em direção à janela, parecia não ser ninguém...Estava muito escuro, na rua havia pouca iluminação. Olhou para cima, para baixo, pros lados e percebeu apenas um vulto correndo em direção à mata, junto ao sitio Luar de Prata. Deu tempo de reparar, que havia uma carroça destas, do tempo do onça, estacionada em frente ao sitio. Fechou bem rápido todas as janelas. Ouviu apenas, um forte barulho de galope acompanhado de estridentes e longos relinchos. Acabou não dando muita importância ao ocorrido. Sentiu cheiro de mato e o cheiro de tinta da casa que acabara de mudar.Perdeu o sono. Um galo, fora de hora, começou a cantar.Cachorros latiram, principalmente Kim, que parece ser o guardião do lugar.
Mariana, prometera para sua mãe, arrumar o quarto, estava muita coisa fora do lugar. Olhou para o relógio na parede, os ponteiros marcavam, seis horas em ponto. Desceu as escadas e foi para a cozinha preparar o café com leite. Gostava mais de café do que leite, enchendo uma caneca vermelha que ganhou de presente em seu último aniversário. O bolo de chocolate, biscoitos e uma broa de milho, preparado por Bastiana,estavam prontos para serem devorados. Mariana gostava muito do que Bastiana cozinhava.

Nenhum comentário: